Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Tangara mexicana(Linnaeus, 1766)Nome em Inglês
Turquoise Tanager
Saíra-de-bando
A saíra-de-bando também é conhecida como Cambada-de-chaves e Coleiro-de-bando.
Nome Científico
Seu nome científico significa: Tangará do (tupi) ata = andar; e carã = em volta; e mexicana = referente ou com origem no México. ⇒ Dançarino mexicano ou Tangará do México.
Características
Mede cerca de 14,0 centímetros de comprimento e pesa 26 gramas.
Apesar de seu nome científico, nunca foi encontrada no México. A voz é muito alta e estridente, lembrando os sons de morcegos. A fêmea é mais pálida e ao imaturo falta a cor viva do uropígio.
saíra-de-bando macho
saíra-de-bando fêmea
saíra-de-bando jovem
Subespécies
Possui quatro subespécies reconhecidas atualmente:
Tangara mexicana mexicana (Linnaeus, 1766) : Ocorre nas Guianas. Esta subespécie tem uma sobrancelha de cor turquesa, uma barra amarela muito estreita nos lados do peito e o abdômen amarelo-pálido.
Tangara mexicana media (Berlepsch & E. J. O. Hartert, 1902) : Ocorre no nordeste da Colômbia, Venezuela até o noroeste do Brasil. Parecida com mexicana, mas as partes inferiores são mais escuras, o amarelo é mais esbranquiçado, azul da face e garganta mais forte, assim como a barra umeral.
Tangara mexicana vieilloti (P. L. Sclater, 1857) : Ocorre em Trinidad. Muito similar a T. m. media, mas com uma coloração mais forte, sendo o azul da face e garganta mais escuro e mais arroxeado. Partes inferiores amarelo brilhante.
Tangara mexicana boliviana (Bonaparte, 1851) : Ocorre no leste da Colômbia, norte da Bolívia e na Amazônia brasileira (até o Rio Negro e o Rio Madeira). As coberteiras menores das asas são de um azul celeste. Ademais, não possui a aparência “escamosa” de outras subespécies.
(Clements checklist, 2014).
Obs: Anteriormente a espécie Tangara brasiliensis era também considerada uma subespécie. Foi separada pela localização isolada (costa leste do Brasil, desde o Nordeste) e características diferentes (o abdômen é branco, não amarelo)
| Fotos das subespécies de Tangara mexicana |
| (ssp. mexicana) | (ssp. media) | (Ssp. boliviana) |
Tangara mexicana mexicana |
Tangara mexicana media |
Tangara mexicana boliviana |
Alimentação
Alimenta-se de frutas e, eventualmente, de insetos.
saíra-de-bando se alimentando
Reprodução
Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz ninho em formato de xícara pequena e aberta, localizado bastante alto. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos verde-acinzentados marcados de marrom, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 15-17 dias. Outros adultos podem ajudar os pais a criar os filhotes.
Casal de saíra-de-bando
Ninho de saíra-de-bando
Ovo de saíra-de-bando
Hábitos
É comum em bordas de florestas de terra firme e de várzea, capoeiras, clareiras com árvores esparsas, plantações e jardins. Vive em pequenos grupos de 5 a 10 indivíduos, não sendo comum sua associação a bandos mistos.
Distribuição Geográfica
Toda a Amazônia brasileira e demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
Piacentini et al. (2015). Annotated checklist of the birds of Brazil by the Brazilian Ornithological Records Committee / Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 23(2): 91–298.
-
Galeria de Fotos